À Comunidade Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPA, 

 

  • Considerando a decisão de suspensão das atividades administrativas e acadêmicas da UFPA pelo período de 19.03.2020 a 12.04.2020 em razão da pandemia do novo coronavírus, 
  • Considerando a particularidade das atividades de docência da pós-graduação, sobretudo, a centralidade das atividades de orientação de dissertações e teses.
  • Considerando as eventuais demandas de discentes e docentes.
  • Considerando a manutenção dos prazos assinados ao Sistema de Pós Graduação pela CAPES, como, e.g., a Plataforma Sucupira e demais prazos de conclusão de Mestrado e Doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará esclarece que:

 

  1. Seguindo a Resolução da UFPA, estão suspensas, no período de 19 de março a 12 de abril de 2020, as atividades acadêmicas e administrativas presenciais do PPGD;
  2. A suspensão incide, expressamente, sobre as aulas presenciais, assim definidas no projeto de disciplina;
  3. Os docentes podem fazer uso das ferramentas online disponíveis no Sistema da UFPA, sem que implique substituição do ensino presencial;
  4. Estão suspensos os atendimentos presenciais na secretaria do PPGD;
  5. Em face da incerteza sobre a evolução do cenário epidemiológico no Estado do Pará, devemos aguardar a posterior decisão do CONSEPE/UFPA a respeito do calendário letivo;
  6. Os prazos para depósito de dissertação, tese e qualificação estão mantidos;
  7. Os prazos para realização de banca de defesa de dissertação, tese de doutorado e qualificação estão suspensos;
  8. As bancas de defesa de dissertação, tese de doutorado e qualificação marcadas para o período entre 19.03.2020 e 12.04.2020 estão canceladas, salvo pedido justificado de urgência para sua realização pública por meio de plataforma online, o qual deve ser enviado ao e-mail dos coordenadores;
  9. As atividades de orientação não estão suspensas e devem ser realizadas por meio eletrônico; 
  10. As atividades de pesquisa, publicações e grupos de pesquisa não estão suspensas e, em caso de reuniões, devem ser feitas por meio eletrônico;  
  11. A secretaria continuará as atividades de preenchimento da Plataforma Sucupira visando ao término do relatório anual para envio à CAPES;
  12. Os pedidos e processos pela Plataforma Sagitta estão suspensos; 
  13. Acerca de outros casos particulares, as consultas individuais devem ser enviadas para os e-mails dos coordenadores. 

 

Cordialmente,