Seminário Latino-Americano de Direitos Humanos

 

Como repercussão das atividades do Consórcio Latino-Americano de Pós-Graduação em Direitos Humanos, no ano de 2013, realizou-se, de 28 a 30 de agosto, na Universidade de Fortaleza (UNIFOR), o IV Seminário Latino-Americano de Direitos Humanos. Sob o tema geral “A Eficácia Nacional e Internacional dos Direitos Humanos”, o Seminário contou com a participação de representantes de todas as universidades membros do Consórcio e de convidados de outras instituições, além da apresentação de 47 trabalhos aos cinco grupos de pesquisa do Consórcio.

O IV Seminário contou com painéis sobre relativismo e universalismo; reforma do sistema interamericano de direitos humanos; efetividade dos direitos humanos sociais; indígenas, populações tradicionais e meio ambiente; discriminação de gênero e exploração sexual; democracia e justiça transicional.

As palestras proferidas foram reunidas no livro “A Eficácia Nacional e Internacional dos Direitos Humanos” e os trabalhos apresentados aos grupos foram publicados em “Anais do Seminário Latino-Americano de Direitos Humanos”, vol. 1, nº 1, 2013. Ambas as publicações encontram-se disponíveis na página do Consórcio na internet.

No ano de 2014, realizou-se, de 26 a 28 de outubro, na Universidad Nacional de Asunción (UNA), o V Seminário Latino-Americano de Direitos Humanos. Sob o tema geral “Avances y retrocesos de los derechos humanos en América Latina: verdad, justicia y reparación”, o V Seminário contou com painéis sobre gênero e justiça; memória, verdade e políticas reparatórias; povos originários e direitos humanos. Os trabalhos apresentados no V Seminário Latino-Americano de Direitos Humanos serão publicados em livro no 1º semestre de 2015.

Além disso, o Consórcio edita semestralmente, com artigos em português e espanhol, a revista eletrônica Hendu – Revista Latinoamericana de Derechos Humanos, que publicou o vol. 5, nºs 1 e 2, em 2014 (www.periodicos.ufpa.br/index.php/hendu).